A Campanha surgiu após conversas despretenciosas no Twitter, entre escritores e blogueiros, em que discutiam sobre a dificuldade que a produção literária nacional tem para aparecer ao público, a falta de respeito e consideração que recebe. Como se sabe, brasileiro tem uma estima tão baixa que vive em porões, e costuma desdenhar de tudo que vem de si mesmo. A arte, vista num país de necessitados como o nosso, é artigo de luxo, algo elitizado, e que só serve para quem tá com a vida ganha. A Literatura não é apenas arte, é também necessidade básica para nutrir a mente. Mas ela também é má vista por nosso povo, principalmente àquela em que é feita aqui.
Então esse pessoal que mencionei logo acima, decidiu criar uma campanha de incentivo à leitura de livros nacionais. Não apenas ler os livros e não apenas os best-sellers que nós também temos, mas todo e qualquer autor nacional, bombado ou não. E divulgar sua leitura nos blogs, redes sociais e afins. Se queremos criar um mercado nacional de literatura, é necessário mostrar que há público para consumir isso e ávido por tal consumo! Porque público existe. Espaço existe. Ainda não existe é a boa vontade das editoras - principalmente as grandes, que poderiam se arriscar sem correr, verdadeiramente, riscos. Mas se nós, público interessado e pagante, começarmos a fazer pressão no mercado e mostrar que queremos o produto nacional nas prateleiras das grandes livrarias, inclusive nas bancas-tranca-rua das entradas de tais grandes livrarias, alguém vai ter que fornecer isso para a gente! E se formos muito chatos, muito insistentes, muito exigentes, vários irão querer fornecer o material que exigimos e começarão até a brigar entre eles, de quem lança mais títulos e autores nacionais.
TODO MUNDO sai ganhando.
Para saber os pormenores da campanha, inclusive como aderir-se a ela, acesse:
http://desafio-nacional.blogspot.com/
Então esse pessoal que mencionei logo acima, decidiu criar uma campanha de incentivo à leitura de livros nacionais. Não apenas ler os livros e não apenas os best-sellers que nós também temos, mas todo e qualquer autor nacional, bombado ou não. E divulgar sua leitura nos blogs, redes sociais e afins. Se queremos criar um mercado nacional de literatura, é necessário mostrar que há público para consumir isso e ávido por tal consumo! Porque público existe. Espaço existe. Ainda não existe é a boa vontade das editoras - principalmente as grandes, que poderiam se arriscar sem correr, verdadeiramente, riscos. Mas se nós, público interessado e pagante, começarmos a fazer pressão no mercado e mostrar que queremos o produto nacional nas prateleiras das grandes livrarias, inclusive nas bancas-tranca-rua das entradas de tais grandes livrarias, alguém vai ter que fornecer isso para a gente! E se formos muito chatos, muito insistentes, muito exigentes, vários irão querer fornecer o material que exigimos e começarão até a brigar entre eles, de quem lança mais títulos e autores nacionais.
TODO MUNDO sai ganhando.
Para saber os pormenores da campanha, inclusive como aderir-se a ela, acesse:
http://desafio-nacional.blogspot.com/
2 comentários:
valeu o apoio ao Desafio nacional, rebis! Grande abraço! Vamos sacudir as estantes das livrarias!
Pois, é! Consumidor tem querendo comprar, rs.
Postar um comentário