sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Resenha – O Contador de Histórias, de Alex D’Guyan

É com satisfação saber que alguns autores nacionais têm escrito utilizando o Brasil como cenário e o nosso riquíssimo Folclore como pano de fundo para suas obras, criando enredos e histórias, deixando para os outros os mitos importados que tanto povoam as prateleiras de Literatura Fantástica quanto as telas de cinema.

Alex D’Guyan vai um pouco além. Em suas histórias, ele transcreve suas experiências e conhecimentos acerca da Umbanda, a mais miscigenada das religiões: a verdadeira religião brasileira, surgida no início do século 20 em Niterói, Rio de Janeiro.

Porém, não pense que o livro “O Contador de Histórias – Contos de Amor dos Orixás e Outras Histórias” é um livro de cunho religioso. Não é. Pode até ser classificado como Literatura Fantástica, mas há ensinamentos morais bem enraizados – o que acredito que deva conter em todos os livros, mas de forma sutil, velada, e não diretamente como se acusasse o pobre leitor de imoral e ignorante. Acredito que a Literatura (e todas as formas de Arte) não deve apenas entreter, trazendo história que são só bonitas. Literatura tem que instruir, fazer pensar, tocar fundo de alguma forma.

O livro trás 19 contos narrados pelo “Velho”, o Contador de Histórias dos Orixás, que ora é simpático e humilde, ora é um pedante desagradável. Na maioria dos contos há algum personagem que precisa de algum conselho ou apoio moral, e lá está o Velho para fazer a única coisa que sabe fazer: contar histórias. E Yemanjá, Xangô, Oxanguian, Exu, Pmbagira e até Jesus Cristo são os personagens narrados nas histórias que o Velho conta. Destaque para o conto “O Leão, O Veado e O Burro”, com um humor cheio de ironia e profundo ensinamento moral, embora machista.

“O Contador de Histórias – Contos de Amor dos Orixás e Outras Histórias” de Alex D’Guyan é um livro de publicação independente, disponível para venda sob encomenda pelo Clube de Autores.

3 comentários:

Cesar disse...

Conheço o trabalho do Alex desde a 'Série Encantados', que aliás estou devendo uma resenha. Temos elementos em nossa cultura, que certamente, ainda preencherão páginas e mais páginas de obras nacionais. Que nossos autores voltem-se cada vez mais pra esse colorido cenário de inspiração que é o nosso folclore.
Tenho uma bombástica notícia pra te dar. Escreverei em seguida. Prepare-se.

Patricia Kovacs disse...

Oi, Cesar!
Sempre que posto uma resenha, fico no aguardo do seu comentário, rs... tô mal acostumada!
E agora cheia de curiosidade... que notícia bombástica vc tem pra me falar??? Tô esperando teu email, menino!!
Bjoxxx!

andre disse...

MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

VENDE DE TUDO

contador

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=contador&IDCategoria=9090

FERRAMENTAS

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=9090

VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Santa Tranqueira Magazine