quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Antologia - Paradigmas, Ronaldo Luiz Souza &Tarja Editorial

Eu acertei na loteria e ganhei várias antologias em que meu amigo Ronaldo Luiz Souza, autor de Raizes & Asas, participou com seu contos. Estarei, agora e aos poucos, trazendo pequenos resumos de cada uma delas e dando a você a oportuniade de conhecer e adquirir seus exemplares - e diretamente com o autor, se desejar!


Comentarei primeiro sobre a coleção Paradigmas. Embora eu tenha apenas os volumes 3 e 4, acho mais gentil escrever sobre todos os livros, ou pelo menos sobre a coleção.

A Coleção Paradigmas, da Editora Tarja, teve seu lançamento no início de 2009, com o volume 1, com um grupo seleto de escritores que trouxeram em contos e crônicas as várias vertentes da Literatura Fantástica, com a proposta de se quebrar conceitos e, claro, paradigmas. O sucesso foi suficiente para que, depois desta primeira empreitada, surgissem mais 3.

Para alguém que seja tão enjoado quanto eu, vai aprovar e muito essa miscelanea de estilos. Por não haver um tema proposto além do de quebrar paradigmas, tem-se aí uma obra rica no sentido mais amplo dessa palavra, agradando a todos os gostos de leitores da Literatura Fantástica Brasileira. Por essa riqueza, não se torna enfadonha, o que, infelizmente, acontece com aquelas seleções de único tema. Não que as histórias sejam chatas ou ruins, mas não podem ser lidar várias de uma só vez, pois cansa aqueles que gostam de quebras de rotina e novidades.

Portanto, para aqueles que gostam de ver de tudo, a Coleção Paradigmas é super recomendada. E um presente lindo, tanto por dentro (com seus contos mistos) e como por fora (com sua arte primorosa nas capas).


Para saber sobre cada um dos livros, clique em cada imagem acima e você será redirecionado às páginas oficiais.

O autor Ronaldo Luiz Souza participa das antologias Paradigmas 3 e 4. Na primeira, com o conto "Reminiscências de um Mundo Verde", cujo tema remete o que diz em seu livro solo "Raízes & Asas". Em Paradigmas 4, ele nos brinda com "O Demônio das Florestas Tropicais", ainda dentro desse tema humanista e ecológico.

Para adquirir os livros autografados, diretamente com o co-autor, entre em contato pelo email: rolusouza@gmail.com. Visite também os blogs do livro Raízes e Asas - http://livroraizeseasas.blogspot.com/ - e o blog pessoal do autor, Refúgio das Palavras - http://cantodetextosepalavras.blogspot.com/

A seguir, informações extraídas do site da Editora:


Vivemos em um mundo onde os rótulos definem o que devemos consumir. Um universo de padrões. De predefinições. De paradigmas.

Conhecer o suficiente para gerar a capacidade de ignorar esses modelos é uma obrigação da literatura fantástica moderna. Seja na fantasia, no horror ou na ficção científica, assim como no realismo, o que importa é inovar constantemente. Conhecer as regras e quebrá-las por convicção, jamais por ignorância.

Causar o novo é preciso! Barreiras são erguidas apenas para serem colocadas abaixo. Um paradigma só é tão eterno quanto a capacidade humana de desafiá-lo.

A Coleção Paradigmas é justamente o ângulo que rompe a membrana entre os subgêneros consagrados para fomentar o nascimento do original. Nela são reunidos contos de – e para – uma geração de novos escritores, livres de preceitos e com a mente no futuro.

Abra as asas. Quebre os paradigmas!

Orelhas da Obra:

Existem milhares de formas de se contar uma história, centenas de modos de se estruturar uma narrativa, mas pouco mais de uma dezena de maneiras de tornar uma obra original. Esta é a hora de revisitar, renovar ou rejeitar completamente um paradigma.

A palavra paradigma se origina do grego parádeigma, que em seu sentido literal quer dizer modelo, um padrão a ser seguido. Na literatura seria algo partilhado por diversos autores, como um fluxo de pensamentos que culmina em idéias semelhantes. É um termo complexo que aponta algo simples: os limites de uma idéia, o molde para se manter dentro dessas balizas.

A Coleção Paradigmas surge para apontar esses modelos que deram certo e as fórmulas que podem ser seguidas – ou rompidas. A proposta é apresentar contos incomuns, mesmo que baseados em paradigmas consagrados.

Os volumes podem ser lidos em qualquer ordem, assim como seu conteúdo. Para alcançar tamanha diversidade, foram selecionados 13 contos de autores fantásticos que se empenharam na busca do novo e do insólito sem deixar de lado o conhecimento acumulado, desenvolvido em séculos de literatura.

A arte de capa deste volume apresenta várias asas, remetendo à liberdade de criação que o homem deve dar a sua mente para gerar obras livres de amarras convencionais. Tudo possui um padrão, como indica a espiral áurea. Estética, métrica e simétrica a serviço do bom senso, da unicidade de estilos. Mas mesmo na natureza existe o caos. Na beleza das formas assimétricas e, ainda assim, surpreendentes em sua perfeição. A concepção não deve ser encarcerada.

Abra as asas. Quebre os paradigmas!

Dados Técnicos:

Autoria: Vários Autores – Organização: Richard Diegues

ISBN: 978-85-61541-11-8

Páginas: 120

Formato: 14x21cm

Ano: 2009

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Santa Tranqueira Magazine